• _
  • _

Denúncia

Whistleblowing

Whistleblowing

A denúncia (literalmente “blowing the whistle”) indica a ação de denunciar abuso e é regulamentada pela lei 179/2017.
O principal objetivo é aumentar a motivação dos trabalhadores, a fim de promover a denúncia de corrupção em órgãos públicos e privados, com a provisão de sistemas que permitam aos trabalhadores denunciar com segurança qualquer abuso de que possam tomar conhecimento.
Nesse sentido, as empresas do Grupo SMI fornecem uma plataforma on-line que pode ser acessada por funcionários, colaboradores internos e externos e que é especificamente dedicada a relatórios.

O Portal de Denúncias Whistleblowing está acessível diretamente na Internet e está sujeito à política de não registro, a fim de impedir a identificação dos indivíduos que denunciam que desejam permanecer anônimos.
Dentro dele, um questionário deve ser preenchido, o que permite fornecer informações detalhadas. Além disso, é possível anexar documentos que comprovem a integridade e a precisão do relatório.
Após o envio do questionário, os indivíduos que reportam receberão um código que deve ser mantido para acessar o portal e verificar o status do relatório.

Como alternativa à plataforma online, o abuso pode ser relatado por correio em papel para o escritório de denúncias da empresa.